quarta-feira, 30 de outubro de 2013

* Jardim do Museu da República

Jardim de stefania

*  Dica de Passeio  *


Que tal passar bons momentos, visitando o jardim de um palácio?

 Museu da República - RJ

O Museu da República está sediado em um prédio construído para servir de residência ao  Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, comerciante e fazendeiro de café.
A construção, iniciada em 1858, foi concluída nove anos depois. O projeto, de autoria do arquiteto alemão Carl Gustav Waehneldt, foi premiado pela, então, Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. A decoração do palacete foi executada por diversos artistas, dentre eles, os pintores Emil Bauch, Gastão Tassini e Mario Bragaldi. 
O Palacete de Nova Friburgo foi um dos símbolos do poder econômico da elite cafeicultora brasileira do século XIX. A propriedade permaneceu na família até 1890, quando foi vendida à Companhia Grande Hotel Internacional que pretendia instalar ali um hotel de grande porte. Com a falência da empresa, um dos acionistas da companhia, o Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, adquiriu o palacete, anos depois o prédio foi hipotecado ao Banco da República do Brasil.
Mais tarde, com o advento da República, em 1897, o palacete tornou-se o símbolo da República brasileira ao servir de sede do Poder Executivo e palácio presidencial, logo sendo conhecido com Palácio do Catete. 
As reformas necessárias à nova utilização foram conduzidas pelo engenheiro Aarão Reis; a decoração pelos pintores Antônio Parreiras e Décio Villares, O paisagista Paul Villon, responsável pela configuração atual dos jardins históricos e discípulo de Auguste Marie Françoise Glasiou. Desde a criação do museu, o jardim Tornou-se um ponto de referência para os moradores do bairro,lugar de lazer e atividades culturais. 
O palácio foi reinaugurado no dia 24 fevereiro de 1897, data do 6º aniversário da primeira Constituição da República.
Em 1938, o palácio e seus jardins foram tombados pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
O texto acima é do Site Museus do Rio de Janeiro

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

Foto: Stefania Gonçalves

PAISAGISMO: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
Vitória ES - 027 999978705



Nenhum comentário:

Postar um comentário