sábado, 19 de outubro de 2013

*Jardim Majorelle - Marrocos

Jardim de Stefania

* JARDINS FABULOSOS  *


Jardim Majorelle
Este jardim fica em Marrakech no sul de Marrocos e foi planejado pelo artista e botânico amador Jacques Majorelle. Majorelle nasceu em 1886 em Nancy (França). Em 1919 mudou-se para Marrakech para continuar sua carreira de pintor e lá comprou um terreno e fez o Jardim Majorelle. Em 1947 ele abriu as portas do jardim para visitação.
Para compor o jardim que deveria ser um lugar de inspiração e tranquilidade, Majorelle selecionou espécies dos cinco continentes, dentre elas, agaves, cactos, yucas, flores de lótus, ninfeias, jasmins, bougainville, palmeiras, bambus, bananeiras ornamentais. Majorelle usou elementos com lago, fontes, pérgolas, alamedas, e vasos de cerâmicas coloridos, que proporcionam um ambiente vivificante e ao mesmo tempo agradável. O resultado é a originalidade do conjunto paisagístico e arquitetônico, que combina vegetação exuberante e elementos estruturais tradicionais da estética marroquina. O impressionante frescor transmitido pelo tom azul da pintura ganha destaque na paisagem. A tonalidade se tornou tão especial que foi nomeada “azul Majorelle”.
Com o falecimento de Majorelle em 1962, o ja
rdim começou a sofrer por falta de manutenção adequada. Mas em 1980, os estilistas franceses Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, adquiriram-no para salvá-lo da devastação. Vinte anos depois, foi feita uma restauração que durou nove meses, para devolver o espírito de Majorelle ao espaço verde e ainda incrementá-lo com inúmeras espécies vegetais novas, sendo algumas raras - das 135 existentes anteriormente, passaram a ser mais de 300. A recuperação do jardim garantiu ainda que , pelo menos, 15 espécies de pássaros encontradas apenas nesta área do norte da África continuassem a frequentá-lo e ser contempladas pelas pessoas que passam por ali.















 




Fonte de consulta blogs  quintaldicasa e virginiacgaleria
                                   

Paisagismo: Projeto Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gemail.com  -  027 99978705

COPYRIGTH
As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário