domingo, 8 de dezembro de 2013

* Campos de lavanda

 Jardim de Stefania

*  VI E GOSTEI  *

Os perfumados campos de lavanda da Provence
A lavanda, conhecida também como alfazema, de nome científico Lavandula angustifolia, é uma planta medicinal, muito aromática e embora nativa do espaço ocidental do mar mediterrâneo, está presente atualmente em todo o mundo.
 Esta planta cresce de forma semelhante a um arbusto que atinge uma altura de 60 cm, produzindo flores violeta em suas hastes. As lavandas mais cultivadas são: O "lavandim", o "aspic" e a "lavanda" fina". Além do uso para perfumes é também  Indicado para usos medicinais; contra insônia, irritabilidade, doenças infecciosas, males respiratórios (asma, tosse, bronquite, gripe), melancolia, ansiedade, enxaqueca, acne, ferimentos, picadas de insetos entre outras recomendações. 
Constata-se que o uso prático do óleo de lavanda irá enriquecer a vidas das pessoas, prover bem-estar físico, permitindo melhor estabilidade emocional. O poder da lavanda é inegável, seu uso de maneira apropriada sempre trará bons resultados, ela produz mais do que um simples relaxamento é uma verdadeira fonte de equilíbrio e revigoramento.
As plantações mais famosas estão na França, a partir da costa do Mediterrâneo para os Alpes de uma faixa de terra que se estende conhecida como  Provence . Este pequeno pedaço de terra colonizada por inúmeras culturas ao longo da história (fenícios, gregos, gauleses, romanos, visigodos, ostrogodos, burgúndios, Toulouse ...) é, talvez, uma das regiões mais visitadas do país.
Considero a lavanda um presente do Criador, pelo seu delicioso perfume, por suas propriedades medicinais e pela beleza deslumbrante de seus campos. 
Selecionei algumas fotos para nosso deleite, tente imaginar o cheirinho da lavanda enquanto observa a galeria.

                               Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705
















Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705

COPYRIGTH

As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário