domingo, 15 de dezembro de 2013

* O jardim da minha avó

Jardim de Stefania

*  HISTÓRIA DE JARDIM  *

O jardim da minha avó
O amor que tenho pelo paisagismo é parte da herança que recebi da minha avó paterna.
Não consigo lembrar dela sem associa-la a natureza. 
Ela gostava de pescar, caminhar, plantar ervas e flores, para alegrar a alma, curar o corpo e afugentar as dores. Se alguém quisesse encontra-la, era só procurar, no seu lugar predileto. Lá estava ela mergulhada numa profusão de cores.  Valorizava cada  flor como se fosse uma  joia rara, o jardim era seu maior tesouro.
 As mudas eram trocadas com amigos ou parentes, presentes vindo de longe, sementes de além mar.
O uso do lenço na cabeça à moda portuguesa, para aliviar o sol escaldante do Brasil, as receitas dos deliciosos doces, o conhecimento e intimidade com a natureza, denunciavam sua dupla cidadania.
Na hora do almoço, refeições com verduras frescas de uma horta farta e a sobremesa que vinha sempre do pomar. 
 Em sua companhia  passei bons momentos da minha infância e com ela aprendi a desatar nós, escapar das cobras, ouvir os pássaros, contar estrelas, nadar e distinguir de olho fechado o perfume de cada flor. Aprendi usar ervas para curar, tomar chá, plantar e colher no tempo incerto.
Há muitos anos ela se foi, mas continua presente nos meus jardins, em cada cravina, em cada rosa... 
Compartilho com vocês fotos das joias de minha avó.


Palmas de santa rita (gladiolo )

Onze horas (Portulaca grandiflora)

Boca de lobo ( Antirrhinum majus nanum)

 

Boca de lobo ( Antirrhinum majus nanum)

Cravina

Cravina

Vinca/Maria sem vergonha  (Catharanthus roseus)

Vinca/Maria sem vergonha (Catharanthus roseus)

Coreopis

 Coreopis

Rosa  rosa

Rosa branca (rosa alba)

Rosa vermelha (Rosa gallica)


Margarida (Chrysanthemun)

Rabo de gato (Acalypha reptans)

Cravos (Tagetes erectus)

Cravos (Tagetes erectus)

Dálias

Dálias
Cana de macaco (Canna índica)

Moça velha - zinia

Moça velha - zinia

Crista de galo ( Celosia cristata)
     
Crista de galo ( Celosia cristata)


                                                   
Paisagismo: Projetos, Consultoria, Execução e Manutenção de jardim
stefaniartejardim@gmail.com - 027 99978702 - Vitória ES Brasil



COPYRIGTH

As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 



Obrigado pela visita!  Volte novamente!

Um comentário:

  1. What to say i praise of this blog, which contains a lot of amazing information as well as the thoughtful writes.

    Antirrhinum majus nanum

    ResponderExcluir