quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

- Jardim de chá no Japão - monocultura

Jardim de Stefania

*  JARDINS FABULOSOS - MONOCULTURA  *

Este lindo jardim é na realidade uma plantação de chá que fica no Japão, perto do majestoso Monte Fuji. É um exemplo de desenvolvimento, mercado e de monocultura, que facilita o cultivo e o comércio, mas que também empobrece a cadeia ecológica.
Com olhar focado na estética paisagística e nos hábitos japoneses, vale apena apreciar esta cultura, no sentido duplo da palavra!

No inicio do séc. IX a cultura do chá foi introduzida no Japão por um monge budista, que trouxera da China algumas sementes. Os monges aderiram o uso do chá, principalmente porque ele diminui a sonolência na pratica da meditação.  A cultura do chá desenvolveu-se rapidamente. Produziu-se então nestes dois países, China e Japão, uma evolução extraordinária, Talvez única na história dos produtos de consumo humano e que tocou não só o domínio técnico e econômico mas também, e principalmente, os domínios artístico, poético, filosófico e mesmo religioso, envolvendo o consumo de chá nestes dois países, mas principalmente no Japão, um cerimonial por vezes complexo mas sempre de grande significado.
Utilizada para fazer o nosso conhecido chá verde, esta planta é designada cientificamente por Camellia sinensis, botanicamente pertence à família Theaceae.  


Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705







Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705

COPYRIGTH

As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário