sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

* Alecrim

Jardim de Stefania

* ERVAS * VI E GOSTEI * 
Queridos amigos,

Várias pessoas me perguntam como plantar um pé de alecrim e se os raminhos comprados nas feiras podem ser plantados? 
Digo que sim, é totalmente possível, desde que estes raminhos estejam extremamente frescos e bem vistosos. Na sequência de fotos deste post, está o passo a passo, para fazer sua muda e um pequeno texto falando dos seus principais benefícios.


Alecrim

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.


 Fotos: Janet M. Jemmott

Tome cortes de 10 cm  a partir de uma planta estabelecida saudável.
 Fotos: Janet M. Jemmott

Cortando as folhas mais baixas.
 Fotos: Janet M. Jemmott

Mergulhe a parte inferior 2 cm da haste em um enraizador.
.Fotos: Janet M. Jemmott

Colocar o tronco em um vasinho com composto orgânico,
 que já vem preparado para plantar
( eu utilizo Fort jardineira) 
Fotos: Janet M. Jemmott

Benefícios do Alecrim

1 – Combate à tosse, gripe e asma
Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.
2 – Equilibra a pressão arterial
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
3 – Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões
Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.
4 – É diurético e ajuda a digestão
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
5 – Auxilia a menstruação
O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
6 – Reduz gases intestinais
Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
7 – Combate o stress
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.
8 – Tratamento de hemorroidas
Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.
9 – Reduz o mau hálito
A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.
10 – Tratamento para o couro cabeludo
Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.

Aromaterapia e memória: Na aromaterapia o alecrim é utilizado para estimular a memória. A pesquisa de Angioni e colaboradores (2004) comprovaram que o óleo essencial de alecrim aumenta o desempenho cognitivo de indivíduos. O estudo concluiu que o impacto olfatório causado pelo óleo essencial de alecrim realça significativamente a qualidade da memória. De acordo com alguns especialistas ramos de alecrim devem ser dependurados em oficinas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para aumentar o desempenho.

Uso caseiro:

 Inseticida de Alecrim: frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.  Plantado na horta protege as outras plantas, contras alguns insetos.

Desinfetante de alecrim: Ferver folhas e pequenos ramos em um pouco de água, quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória. 

Uso culinário: Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães.
 O famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim 


Contra-indicações:
O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, por menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia.
A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite.
A essência de alecrim pode ser irritante para pele.

Fonte de pesquisa:

http://www.finegardening.com/
http://ciclovivo.com.br/  
http://vyaestelar/alecrim.htm


Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705


COPYRIGTH

As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 


Obrigado pela visita e volte sempre!
Stefania

Nenhum comentário:

Postar um comentário