quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

* Rede

Jardim de Stefania

*  VI E GOSTEI  *

Rede
Uma rede é sempre um convite ao descanso e pode ser colocada em qualquer cantinho, numa varanda, ao ar livre ou até mesmo na sala!

Você já  imaginou rede com meio de transporte?
 A rede  é um artefato legado dos povos indígena da América do sul, chamada "hamaka". Originalmente era feita de fibras naturais e durante o Brasil Colonia foi muito utilizada para dormir e como meio de transporte, onde os escravos levavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens e meio rural ela foi utilizada para carregar e enterrar os mortos.  Quando as famílias portuguesas vieram para o Brasil, as mulheres portuguesas logo adotaram o costume, passaram a usar- las nas varandas e perfeiçoaram a rede, confeccionando com tecido de algodão e colocando franjas para enfeita-las.
 Hoje as redes ainda são utilizadas habitualmente nas casas do norte e nordeste do Brasil, até mesmo para substituir as camas. 
Nas casas de praia ela é  indispensável, por ser fresca, relaxante e muito confortável. A rede sempre me remete ao lazer e as férias, é um lugar delicioso para ler um livro, fazer a sesta. Adoro!!!

Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705

















Continuando mais um pouquinho da história da rede nas gravuras Drebret -
índios 


 Escravos na senzala

Colonos sendo transportados

Sábio trabalhando no seu gabinete no Rio de Janeiro,  1827 


Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705

Fonte:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

COPYRIGTH

As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 

Obrigado pela visita e volte sempre!
Stefania

Nenhum comentário:

Postar um comentário