domingo, 5 de janeiro de 2014

* Parque Moscoso

 
Jardim de Stefania

*  HISTÓRIA  DO PAISAGISMO DE VITÓRIA  *

Que tal conhecermos um pouco da história do parque mais antigo de Vitória? 

Parque Moscoso

Construído em uma área aterrada de manguezal, o parque foi inaugurado em 1912.
Planejado e implantado pelo paisagista Paulo Motta Teixeira, que teve como inspiração as transformações urbanísticas arquitetônicas vividas por Paris e pelo Rio de Janeiro na época. Um belo projeto, contendo lagos e ilhas artificiais, fontes, chafariz, caminhos sinuoso, esculturas e colunas em ruínas, seguindo bem o estilo francês. O parque tornou-se o lugar predileto para passeios e os visitantes podiam apreciar as programações culturais  apresentadas no coreto e serem fotografados pelos tradicionais Lambe-Lambe. Com a valorizou da região, foram construídas elegantes casas da elite da Vitória. 
Ao longo dos anos o parque passou por algumas significativas intervenções, como podemos ver abaixo:

Em 1952; Governo de Jones dos Santos Neves, foi realizada a primeira intervenção espacial do Parque, que ganhou uma concha acústica e uma escolinha infantil (Jardim de Infância Ernestina Pessoa), com acesso independente.
Em 1973; Governo municipal de Crisógono Teixeira da Cruz, foi efetuada a segunda intervenção, onde foram alteradas suas linhas estruturais e construídas pequenas edificações que mudaram sua ambientação e sua função, sendo realizado o seu cercamento por muro com grades.
Em 2001;  Governo de Luiz Paulo Veloso Lucas, foi Implantado o Projeto de Requalificação do Parque, que teve como premissa a valorização do ambiente e regate do traçado dos caminhos e caracteristicas originais, um processo de revitalização, com melhorias em sua infra-estrutura e equipamentos, com o enriquecimento da arborização das alamedas, dos jardins (cujo o processo eu tive o privilégio participar como paisagista, em conjunto com a equipe da Prefeitura), e outras intervenções que abriram perspectivas mais amplas de visualização, inclusive dos monumentos históricos.

O nome do parque foi uma homenagem ao presidente da província do espirito santo, de 6 de agosto de 1888 a 9 de maio 1889. 
Área do parque : 24.142 m²
Parque Moscoso
Ano 1909

Anos 10

Anos 10

Anos 20

Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 40

Anos 40
 Anos 50

Anos 50

Anos 70   foto: Roberto Lordêllo

Anos 2000










Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978702


Fonte de pesquisa:
Folha Vitória
Grupo do facebook - FOTOS ANTIGAS DO ESPÍRITO SANTO
www.deolhonailha.blospot.com.br 


COPYRIGTH
As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 


Obrigado pela visita e volte sempre!
Stefania

Nenhum comentário:

Postar um comentário