quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

* Praça Costa Pereira

Jardim de Stefania

*  HISTÓRIA DO PAISAGISMO DE VITÓRIA  *

Praça Costa Pereira

A Praça Costa Pereira, localizada no centro de Vitória, ES Brasil, é um importante espaço público e tradicional da cidade. Antigamente essa área era banhada pelo mar e chamada de Prainha, mas aos poucos a região foi sendo aterrada e o mar foi ficando mais distante.
Inicialmente conhecida como Largo Costa Pereira, foi arborizada e ajardinada em 1922, ganhando o nome de Praça da Independência. Em 1927 ela passa ser ainda mais movimentada e valorizada, com a construção do Teatro Carlos Gomes e em 1928  a praça ganhou seu contorno definitivo, sendo inaugurada oficialmente. O nome Praça da Independência, foi mantido até a década de 60, quando retorna a sua denominação anterior, Costa Pereira, uma homenagem a José Fernandes da Costa Pereira, importante personagem da História do Espírito Santo, ele foi presidente da Província do Espírito Santo, de 1860 a 1863.

Com o decorrer dos anos a praça passou por algumas mudanças, com podemos observar abaixo:

- Os primeiros bustos instalados foram os de Florentino Avidos e Munis Freire, em junho de 1928 , mais tarde os bustos de Jeronimo Monteiro em 1950 e Afonso Claudio em 1961, obras do artista italiano Carlo Crepaz

- A arborização, a disposição dos canteiros e o ajardinamento, executados pelo paisagista Paulo Motta, tiveram modificações ao logo dos anos.

- Nos anos 40 a praça ganha um lago artificial e uma escultura, com o titulo, Mãe, obra do artista plastico Mauricio Salgueiro.
- Só ano de 1995 a  praça ganha o busto em homenagem a Costa Pereira ( após o filme documentário; Costa Pereira, a História de Vitória Contada Por Uma Praça).
- Em 2004,todas plantas utilizadas para forração e bordadura dos canteiros, são substituídas em função da projeção de sombra das grandes árvores existente. Os Canteiros ganham  novas espécies vegetais, valorizando  mais paisagismo da praça  (como paisagista, em conjunto com a equipe da Prefeiturative o privilégio participar das mudanças e dos enriquecimentos paisagísticos ocorridos nos anos de 2000 a 2007). 

- Em 2007 a praça ganha obras que recuperam algumas característica do passado,  os bancos de granilite, instalados no século xx, foram recuperados e regatada sua cor original, bem como a borda dos canteiros.

- Em 2008 As imediações da praça foi toda reurbanizada e contemplou também a rua Barão de Itapemirim.

A praça Costa Pereira continua cumprindo um papel importante, sempre foi palco de manifestações culturais e sociais além de um excelente espaço para lazer, cravado no coração da cidade.


Anos 20



Anos 30

Anos 30

Anos 30

Anos 30


Anos 40

  ANOS 40

Anos 50 

Anos 50


Anos 60

Anos 2000

Anos 2000

Anos 2000

Anos 2000

Anos 2000

Anos 2000

Anos 2000

Anos 2000

Paisagismo: Projeto, Consultoria, Execução e Manutenção de Jardim
stefaniartejardim@gmail.com  -  027 999978705


Fonte de pesquisa:
Grupo do facebook - FOTOS ANTIGAS DO ESPÍRITO SANTO
Folha Vitória
www.deolhonailha.blospot.com.br 
www.skyscrapercity.com
Costa Pereira, a História de Vitória Contada Por Uma Praça.(filme documentário) - Direção de Cloves Mendes.

COPYRIGTH
As fotos acima publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem as seus respectivos proprietários.  Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que seu link seja mencionado, entre em contato comigo por email (stefaniartejardim@gmail.com), para que eu possa fazer a devida alteração. 


Obrigado pela visita e volte sempre!
Stefania


2 comentários:

  1. Olá, obrigada pelo conteúdo!
    Gostaria só de ressaltar que a penúltima foto não me parece ser a Praça Costa Pereira.

    ResponderExcluir